Hapkido
- Dae Han Cruz
- 7 de set. de 2015
- 3 min de leitura

합 Hap = União
기 Ki = Energia
도 Do = Caminho
A tradução literal diz-nos que é o caminho para a união de toda a energia, ou por outras palavras é a união das energias físicas e mentais.
No Hapkido aprendemos que não somos apenas meros homens que passam por esse existência sem nada a acrescentar. Somos pais de família, filhos, estudantes, ou seja, pessoas que têm a aprender e ensinar.
Contudo, diante de uma vida corrida, dura e às vezes impiedosa com os mais “fracos”, nos vemos diante de um dilema: aprender a viver ou viver para aprender.
No Hapkido aprendemos as duas coisas de forma única, e aprendemos também a formular nossas estratégias mentais para seguir no caminho que nosso criador nos pôs, seja ele fácil ou difícil. Aprendemos que nossas limitações são tranpolins e nossas qualidades são dons.
Aprendemos isso diante da luta em nossos DoJang, da dificuldade em se obter uma boa técnica, ou de vencer um pequeno obstáculo, que a vida é composta de desafios e dificuldades, de obrigações e lições a serem cumpridas e aprendidas.
Aprendemos a identificar os obstáculos e as estratégias para supera-los.
Aprendemos a dar a mão ao companheiro caído, a não temer o forte e respeitar o mais fraco entendendo que somos iguais em nossas forças e fraquezas, pois nossa força pode se revelar a nossa maior fraqueza e da nossa fraqueza retirar a maior das forças!
Aprendemos a avaliar antecipadamente e de uma distância segura para o nosso físico e psicológico o caminho a ser seguido.
No Hapkido treinam-se as três distâncias reais de combate, distância longa onde se aplicam todos os tipos de chutes e saltos, a meia distância onde com as mãos se aplicam golpes, pressões em nervos e pontos de acupuntura, projeções e estrangulamentos e distância curta ou corpo a corpo tanto de pé quanto no solo.
A diferença entre as outras Artes Marciais é que o Hapkido não é um desporto, é uma Arte Marcial pura que não tem o objetivo marcar pontos, mas sim a sobrevivência.
Por isso no Hapkido não existe o combate livre, já que se utiliza uma grande variedade de técnicas com alto risco de lesão se serem utilizadas no máximo da objetividade.
É uma Arte Marcial predominantemente prática.
Desde que se começa a treinar, o aluno está realizando técnicas práticas de defesa pessoal.
No nível de Faixa Preta empregam-se armas: Dang Bong (bastão pequeno), Jung Bong (bastão médio de cerca de 80 cm de comprimento) e o Jang Bong (bastão longo); Po Bak (corda), Kum (sabre) e Dan Kum, Dan Do ou Kal (faca).
O Grande-mestre Ji Han Jae conjugou um inteligente programa de chutes que se combinam em diferentes situações, e também estas se combinam entre si, e ainda um variado arsenal de chutes especiais com giros, salto e varreduras, assim como todo um leque de agarres e projeções muito vasto e eficaz.
Todas as escolas de Hapkido se destacam particularmente pelas suas técnicas devastadoras e eficazes de chutes, muitas baseadas no antigo Samrangdo - Taekkyon (uma das artes que deram origem ao Taekwondo).
Portanto nossa Arte literalmente significa "a arte que une a energia cósmica" , fazendo uma clara referência á importância do treinamento das técnicas de "KI" (força interior).
Estas técnicas estão envoltas em toda uma filosofia de vida baseada no conceito que se pode chamar "três em um", físico, mental e espiritual em que todos unidos completam e formam um ser superior.
Bom Treino!
Paz.
Comments